segunda-feira, 5 de maio de 2014

A importância da dopamina para sua vida

29/06/2012

A dopamina é o neurotransmissor responsável pelas sensações de prazer 







É importante conhecer a dopamina, uma vez que, não só o prazer, mais diversas coisas dependem dela

 
Descoberta há apenas meio século pelos químicos suecos Arvid Carlsson e Nils-Ake Hillarp, a dopamina foi descoberta por não ser somente responsável pelas sensações de prazer. Portanto, mesmo que você não esteja estudando para o vestibular, é importante conhecer a dopamina, uma vez que, não só o prazer, mais diversas coisas dependem dela.
 
 
Ela está relacionada com a coordenação dos movimentos musculares, na tomada de decisões e na regulação da memória. Sem ela, não sentiríamos curiosidade nem motivação.
 
Entenda a importância da dopamina para sua vida:
 
 

A importância da dopamina para sua vida - 1. Personalidade

Você se considera tímido, extrovertido? Inseguro, valente? Segundo estudo realizado por pesquisadores da Clínica Universitária Charité de Berlim e publicado na revista Nature Neuroscience em 2008, a quantidade de dopamina que contém a amídala cerebral de uma pessoa pode definir se ela é tranquila e segura de si mesmo (características relacionadas com a baixa concentração de dopamina) ou se é medrosa eestressada (características relacionadas com a alta concentração de dopamina).
 
 

A importância da dopamina para sua vida - 2. Sobrepeso

As pessoas obesas têm menos receptores de dopamina em seus cérebros. Portanto, precisam comer em maior quantidade para compensar esse déficit e sentir a mesma satisfação que os outros, segundo estudo publicado há pouco na revista Science.
 
 

A importância da dopamina para sua vida - 3. Paixão pelo risco

Usando técnicas de neuroimagem, estudiosos demonstraram que quanto maior a paixão pelo risco e adrenalina de uma pessoa, maior é o número de receptores de dopamina que existem em seu cérebro. Assim, esse indivíduo se sente mais satisfeito e motivado.
 
 

A importância da dopamina para sua vida - 4. Criatividade

De acordo com artigo publicado recentemente na revista PloS ONE, as pessoas criativas têm menos receptores de dopamina no tálamo, zona do cérebro encarregada de filtrar os estímulos que chegam ao córtex cerebral. Isso impede que se filtrem alguns sinais do cotidiano e aumenta o fluxo de informação para o cérebro, o que permite estabelecer conexões entre conceitos que nem todos realizam.
 
 

A importância da dopamina para sua vida - 5. Memória

A dopamina também controla a duração da memória. Ou seja, se uma informação se conversa durante somente 10 ou 12 horas no cérebro e desaparece ou se perdura por mais tempo. Se consideramos importante o que aprendemos, a dopamina ativa o hipocampo, para que este arquive a informação. Por outro lado, se o que aprendemos não nos satisfaz, a memória se dilui.
 
 








0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial