domingo, 24 de junho de 2007

CRM E DEFESA DO CONSUMIDOR CRITICAM MODELO DE ATENDIMENTO DA ANVISA

* O Conselho Regional de Medicina do Rio e entidades de defesa do consumidor criticaram o novo modelo de guia de atendimento, da Agência Nacional de Saúde, com dados do paciente.

Dizem que há quebra de sigilo e o médico pode ser acionado na Justiça.

(O GLOBO - SINOPSE RADIOBRÁS 22-06-07)


* Um novo sistema implantado pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) permite que planos de saúde acessem dados sigilosos do paciente.

Ao menos 40 milhões de brasileiros usam o sistema privado.

A mudança colocou em pé de guerra entidades médicas e operadoras. A principal polêmica do modelo Tiss (Troca de Informações de Saúde Suplementar) é o fato de que, desde 1º de junho, todas as guias de consultas e de exames poderão conter o tipo de doença do paciente -traduzida por um código chamado de CID (Classificação Internacional de Doenças).

(.Folha de São Paulo - Sinopse Radiobrás. 21/06/2007)

1 Comentários:

Às 5 de agosto de 2008 às 01:53 , Blogger Ana disse...

Eu gostaria é que a ANVISA parasse de traduzir recalls da FDA, MHRA e outras agências do mundo e fizesse uma verdadeira farmacovigilância brasileira.
Eles traduzem umas duas vezes ao mês aquilo que interessa não ao paciente mas sim aos interesses da indústria farmacêutica.
A medicina atual é violação de direitos humanos.
A psiquiatria, devido a subjetividade dos sintomas que dificultam a exatidão até mesmo de diagnóstico se sobressai na tarefa de prescrever mal e desnecessariamente. Contanto que médicos, acionistas, políticos de todo o mundo fiquem satisfeitos está tudo bem.
O paciente?
5 minutos para receber a prescrição para a compra dos medicamentos.

 

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