quarta-feira, 11 de abril de 2007

SISTEMA NACIONAL DE SAÚDE

O Sistema Nacional de Saúde corresponde à organização sistêmica do Setor Saúde.

Este modelo de organização se iniciou com o advento da Lei 6229/75 e prosseguiu mediante a criação do Sistema Unico de Saúde, o qual até agora não conseguiu funcionar sistemicamente, verdadeiramente, um "não-sistema" como o designou Mário Chaves, autor do Livro Saúde e Sistemas, de 1972, infelizmente, ainda não reeditado.

A Saúde na imprensa, ontem (10/04/2007):

Extraído da Sinopse da Radiobras: http://clipping.radiobras.gov.br/novo/

O GLOBO

- O governo quer prorrogar até 2010, quando termina o segundo mandato do presidente Lula, a CPMF, que incide sobre as movimentações financeiras e já arrecadou R$ 207 bilhões desde 1995. Concebida para ser transitória e financiar a saúde, a contribuição tem servido para outros fins, incluindo o pagamento de juros. Em 2006, o governo deixou de repassar R$ 3,9 bilhões. (págs. 1 e 15)


JORNAL DO BRASIL
- O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, foi hostilizado quando participava de um evento político no Ceará. Acusado de apoiar a legalização do aborto, recebeu ataques até de políticos do PT. (pág. 1 e País, pág. A4)

O ESTADO DE SÃO PAULO

- Manifestantes contra o aborto vaiaram o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e usaram um trio elétrico para abafar seu discurso, em Fortaleza. Ele já disse ser a favor de um plebiscito sobre a legalização do aborto. (págs. 1 e A14)

Sinopse da Radiobras: http://clipping.radiobras.gov.br/novo/

PARA ler sobre a metodologia sistêmica, acesse o blog SISTEMISMO,
no endereço: ://sistemismo.blogspot.com

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial